terça-feira, 16 de setembro de 2008

O meu diagnóstico, a minha observação

O estágio de observação foi muito interessante, eu diria até espetacular. Faz tempo que não vejo em mim mesma um entusiasmo latente por conta do meu curso. Lembro de ter dito no primeiro dia de aula de Práticas quando numa das atividades respondi seguramente que não queria seguir carreira. Socorro (minha regente) até chamou minha atenção nessa semana de observação, pois afirmei com tanta certeza que não seguiria carreira e, no entanto estava demonstrando grande ‘desenvoltura’ em sala de aula, e que esse pode ser um novo caminho a percorrer. Ultimamente tenho seguido um caminho diferente do que vinha delineando; tenho repensado minhas práticas tanto na vida pessoal quanto na profissional, e nesta, pelo menos nesse estágio, consigo perceber as mudanças e as vantagens de ser professora, pedagoga, educadora... Penso que o grande lance desse estágio foi eu ter pego uma sala cheia de diversidades, e como estou grata por ter encontrado uma sala ativa mas ao mesmo tempo, controlável e fácil de ser trabalhada. Confesso que me apaixonei muito mais pelos casos, digamos, trabalhosos. Entendi que muitas vezes o afeto parte de onde menos esperamos muitas vezes as crianças mais desenvolvidas sócio, econômica e culturalmente podem se mostrar as mais mandonas e egoístas, ao contrário das mais carentes que no fundo só esperam um sorriso, uma brincadeira e um abraço. E quando estamos assim, dispostos a enfrentar a realidade, fica mais fácil tentar encontrar uma forma de mediar o processo de aprendizagem do educando.

2 comentários:

Socorro Cabral - socorroleti@hotmail.com disse...

Adorei os comentários relativos a observação. Tenho certeza que você vai se apaixonar pela pedagogia agora no final. Não vou desistir de você menina.
Beijos,
Socorro

janusia aquino disse...

FICO FELIZ EM VER QUE VC ESTAR SE ENCANTANDO COM O MUNDO EDUCACIONAL..
NAO É UM MUNDO DE COISAS FACEIS MAS SIM DE DESAFIOS QUE TE FAZEM REFLETIR SOBRE TUA PRATICA E TEUS PRINCIPIOS...MAS É UMA PROFISSAO ESPETACULAR.
COMO SOCORRO DISSE TENHO CERTEZA QUE VC VAI SE APAIXONAR PELO CURSO. RSRSRS
BJUS