terça-feira, 16 de setembro de 2008

Minha História...


Olá, sou estudante do oitavo semestre de Pedagogia na UESB. Confesso que esse nem sempre foi o curso dos meus sonhos e cheguei até aqui porque precisava ingressar na universidade, e devido a questões pessoais, esse foi o curso que eu escolhi. Depois de estar na UESB eu sempre disse que quem quiser ter uma formação profissional que dê dinheiro não faça Pedagogia, mas por outro lado, quem quiser compreender o ser humano melhor e a si mesmo deveria estar nesse curso, pois ele da uma formação pessoal incrível, inquieta seus instintos e ajuda na formação psico-social do ser. Durante os primeiros semestres descobri logo quais seriam as disciplinas que norteariam o meu fazer pedagógico, me enveredei pelas disciplinas ligadas à Psicologia e tudo que pudesse me ajudar a tentar desvendar os mistérios da mente humana, sei que esse não é um curso de Psicologia, mas as fases psicossexual da criança me fascinou desde o primeiro instante, tanto que ministrei com mais dois colegas um mini-curso sobre sexualidade infantil, e também participei de um projeto de extensão sobre práticas pedagógicas reflexivas na educação infantil. Essa participação como bolsista me deu a oportunidade de ingressar na antiga creche da UESB, hoje conhecida como Centro de Convivência Infantil, onde trabalhei por um ano e meio e tive um conhecimento maior do universo infantil, que me ajudou tanto em minha formação profissional quanto nos cuidados com minha filha de quatro anos. Não lembro muito da minha educação infantil, lembro apenas que era uma escolinha particular de bairro que não tinha um método, fui alfabetizada com a famosa cartilha do saber, mas fiu muito bem alfabetizada, sai direto para o ensino público, estudei no IERP durante dez anos e tive grandes aprendizados lá, tanto que passei em meu primeiro vestibular e nunca fiz cursinho algum, posso dizer que tive uma ótima vida escolar.

3 comentários:

Socorro Cabral - socorroleti@hotmail.com disse...

Oi Ana Paula,

Essa parte sobre a UESB, eu diria que está boa. Agora fiquei curiosa nas reflexões sobre a sua alfabetização, sua educaçaõ infantil, seus professores, a relação professor- aluno etc. Depois desse bloco, escreva sobre o Ensino Médio. Vc fez o que? Como era o currículo da escola que vc estudou? A concepção de docência dos professores, a sua relação com os colegas, etc. Veja no Projeto de Estágio as orientações mais detalhadas sobre o memoria.
AH! Faltou a postagem sobre a síntese do texto de Selma Garrido e a síntese do texto sobre pesquisa.

Estou amndo suas reflexões. Capricha pedagoga.

Bijocas,
Socorro Cabral

Socorro Cabral - socorroleti@hotmail.com disse...

Ah! Amei a imagem da menininha caminhando.
Não deixe de xomentar no blog dos colegas.

Socorro Cabral - socorroleti@hotmail.com disse...

Continuo curiosa com essas questões:
Agora fiquei curiosa nas reflexões sobre a sua alfabetização, sua educaçaõ infantil, seus professores, a relação professor- aluno etc. Depois desse bloco, escreva sobre o Ensino Médio. Vc fez o que? Como era o currículo da escola que vc estudou? A concepção de docência dos professores, a sua relação com os colegas, etc. Veja no Projeto de Estágio as orientações mais detalhadas sobre o memoria.
AH! Faltou a postagem sobre a síntese do texto de Selma Garrido e a síntese do texto sobre pesquisa.